Blog do Apsul
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
Buscar
  • @apsulamerica | NOS SIGA

Presidente do Apsul participa de painel do Projeto Aquarius na Expodireto e confere pesquisas

Como tradicionalmente ocorre, o Projeto Aquarius - iniciativa que completa 22 anos de pesquisa, ensino e inovação em Agricultura de Precisão - está presente na Expodireto Cotrijal deste ano, que iniciou no dia 07 e vai até 11 de março, na cidade de Não-Me-Toque/RS. Para esta edição, a equipe organizadora do estande, composta por professores, alunos e empresas parceiras, preparou uma intensa programação.


No local há quatro estações temáticas e um espaço talk show, que recebeu convidados nos dias 8, 9 e 10, em três painéis: Desafios da Transformação Digital no Agro; Ferramentas para promover a Saúde do Solo; Semeadura de Precisão.


Nas barracas, são mostrados os resultados de diversas pesquisas realizadas nos últimos anos pelo projeto, entre eles, o manejo da lavoura com drones, a condutividade elétrica do solo, a semeadura precisa e os diferentes níveis de digitalização do produtor rural brasileiro.

A Presidente do Apsul América e do Sindicato Rural de Não-Me-Toque, Teodora Lütkemeyer, participou como moderadora do primeiro painel e aproveitou a presença no estande para conferir as pesquisas apresentadas.


“Parabenizo o Projeto Aquarius por esta ampla programação que contou com valiosos assuntos e debates sobre a agricultura de precisão, e agradeço o convite para participar deste momento importante”, mencionou Teodora.


O Projeto Aquarius conta com a parceria da UFSM e empresas Stara, Cotrijal, Drakkar e OWS.

 

Confira abaixo qual foi a programação completa dos painéis, que estão gravados no Youtube canal do Projeto Aquarius.

Dia 08/03 – 14h30

PAINEL 1: DESAFIOS DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO AGRO

Quais as estratégias financeiras para enfrentar o ano de 2022? – ANTONIO DA LUZ – Economista-Chefe do Sistema Farsul, CEO da Agromoney – Assessoria Econômica e Professor de Pós-graduação

Como refinarias de dados irão impulsionar a Agricultura Digital? – ALAN ACOSTA – Engenheiro Agrônomo, Doutor em Ciência doSolo e CEO da Drakkar Agricultura de Precisão

Como as máquinas precisas podem contribuir em anos desafiadores? – CRISTIANO PAIM BUSS – Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Inovação da Stara

Quais os compromissos da Universidade com a Inovação? – LUCIANO SCHUCH – Reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Moderadora: TEODORA LUTKEMEYER – Presidente do Sindicato Rural de Nao-Me-Toque e Agroempresária

Dia 09/03 – 14h30

PAINEL 2: FERRAMENTAS PARA PROMOVER A SAÚDE DO SOLO

Como os policultivos podem maximizar a ciclagem de nutrientes? – IVONEI DALLA CORTE – Sócio Proprietário e Gerente Comercial da Raíx Sementes

Como a saúde do solo pode impactar no seu sistema produtivo? – TELMO AMADO – Engenheiro Agrônomo, Professor Titular UFSM e Professor Adjunto KSU (EUA). Moderador.

Sobressemeadura de culturas de cobertura: novas oportunidades – THOMAS LISKA – Engenheiro Agrônomo e Coordenador de Marketing de Produtos da Stara

A experiência de quem faz na prática – ROGÉRIO PACHECO – Produtor Rural

Dia 10/03 – 14h30

PAINEL 3: FERRAMENTAS PARA PROMOVER A SAÚDE DO SOLO

Qual a importância da qualidade da semente na semeadura precisa? – ALEXANDRE GAZOLA – Engenheiro Agrônomo com ampla experiência em consultoria, assessoria e projetos no agronegócio.

Como a produtividade de soja pode ser afetada pelos erros na distribuição de sementes? – TIAGO HORBE – Engenheiro Agrônomo, Pesquisador em Manejo de Culturas na CCGL.

Quais as perspectivas para as semeadoras do futuro? – VINICIUS KASTER MARINI – Engenheiro Mecânico, Mestre em Engenharia Agrícola e Professor da UFSM

Moderador: DARLEI MUNCHEN BAMBERG – Engenheiro Agrônomo, Analista de Marketing de Produto da Stara


 

Fonte: Projeto Aquarius




13 visualizações0 comentário
Preparamos este post com muito carinho para você, boa leitura!