top of page
Buscar

Não-Me-Toque vive o Congresso do APSUL


O restaurante principal do Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, na Região Norte do Estado, concentrou mais de 700 pessoas na manhã desta terça-feira, 26, para a Abertura Oficial do IV Congresso  Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas, que se estende até a quarta-feira, 27, e é uma realização da Prefeitura Municipal, Sindicato Rural, Sistema Farsul, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Cotrijal. São patrocinadores do evento a Monsanto, Senar, Fertiláqua, Stara e Jan, contando, ainda, com o apoio da Bayer, Smart Sensing, Precision Planting.


O IV APSUL foca o tema: “Agricultura Digital: Inovação para eficiência, preservação e produtividade.”.


“Hoje o que vemos aqui é que atingimos o objetivo; atingimos o limite de um grande evento, por acreditar; por termos tido estimuladores, parceiros, apoiadores e patrocinadores. Com o tema erscolhido para esta edição do Congresso, sabemos que lançamos uma semente importante para a troca de experiências, de idéias e de conhecimento. E tudo isto vai ser importante num futuro próximo. O APSUL já é um grande evento voltado para o campo; para o agronegócio”, disse, na oportunidade da abertura, a presidente do APSUL América, Teodora Lütkemeyer. Na mesma oportunidade, a presidente também ressaltou o importante trabalho de toda a comissão organizadora do evento.

Potencializar os resultados do agronegócio e tornar a agricultura uma prática precisa, reduzindo incertezas e custos, através do uso das tecnologias de informação no campo, seja do pequeno ao grande produtor, é que levou Não-Me-Toque, a Capital Nacional da Agricultura de Precisão, a realizar o APSUL América.


“A Universidade, estar presente junto com o produtor rural, com a indústria, é fundamental porque a pesquisa; o desenvolvimento da ciência, não é feita sozinha, ela tem que sair dos muros da Universidade. E é nestes eventos que se consegue integrar quem vai usar a tecnologia; quem vai vender a tecnologia com quem está pesquisando. Isto é fundamental para nós”, se posicionou o diretor do Centro de Tecnologia, representando a reitoria da Universidade Federal de Santa Maria, Luciano Schuch, sobre a parceria da UFSM com o APSUL América.


Para o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, o APSUL América traz, nesta sua 4ª edição, o enfoque num tema que é importante a sua discussão no agronégocio, principalmente entre os jovens.


“Temos que destacar o evento, também na sua questão dos apoiadores, do esforço da comissão organizadora, dos patrocinadores e da imprensa. Temos que destacar a importância do evento para a cidade e para o produtor rural. Ele já é grande, mas tenho certeza que em pouco tempo será um dos maiores eventos do agronegócio no Brasil”, sintetizou Nei Mânica.


O prefeito de Não-Me-Toque, Armando Carlos Roos, fez um breve histórico, aos presentes, de como o município conquistou o título de Capital Nacional da Agricultura de Precisão. Destacou, também, a importância da educação de qualidade oferecida no município de pouco mais de 18 mil habitantes, o que é de suma importância para o futuro da Região também no campo.


“Me mostro surpreso com a grandiosidade deste evento. Mas nem tanto, levando-se em consideração quem está na sua organização, na sua realização, os parceiros, apoiadores e patrocinadores. O tema, muito bem escolhido, é importante. Só com alta tecnologia poderemos ter sucesso. E este tema vêm, também, de forma importante aos frequentadores deste Congresso; vejo aqui, na sua maioria jovens, que são o futuro do agronegócio. Somos uma indústria à céu aberto, por isto, necessitamos de novos conhecimentos, idéias novas e experiências para se somar aquilo que já sabemos. Bem vindos à nossa cidade. Bem vindos ao Congresso da APSUL!”, recepcionou o prefeito, Armando Roos.


“Este evento se distingui dos demais por não ser acadêmico; exposição ou uma mostra. Ele se distingui por reunir produtores, estudantes, consultores, pesquisadores e empresários, entre outros, para uma importante troca de idéias, experiências, e para aprender e passar conhecimentos. É por esta razão que o APSUL América se tornou tão importante para a Região e para o Estado; importância que já vêm alcançando, também, o Brasil”, definiu o coordenador técnico do IV APSUL América, professor Telmo Amado (UFSM).


“Quero registrar a importância de todos os envolvidos no IV Congresso APSUL América. Com ênfase aos nosso patrocinadores, que, em areditando no nosso trabalho, oportunizaram à todos vocês – mais de 700 inscritos, uma participação de forma gratuita neste que já pode ser considerado um evento de referência na agricultura brasileira”, finalizou a presidente, Teodora Lütkemeyer.

whatsapp-logo-whatsapp-icon-whatsapp-transparent-free-png_edited.png
bottom of page