top of page

APSUL América debate conservação do solo

  • @apsulamerica | NOS SIGA
  • 24 de set.
  • 2 min de leitura
ree

O cuidado adequado ao solo é um fator essencial para bons resultados na lavoura. Nesta quarta-feira (24), segundo dia do 7° Congresso Sul-Americano de Agricultura de Precisão e Máquinas Precisas (APSUL América), o primeiro painel da programação tem como tema “Agricultura conservacionista – Solo sem erosão e com muita biologia.

- Será um painel bastante prático, proveitoso e que se encaixa perfeitamente para nossa situação atual no Rio Grande do Sul. Buscamos ter um solo cada vez mais fértil, com muita vida, porque ele é a base de tudo. É através do solo que vamos conseguir manter ou aumentar nossa produtividade – explica a engenheira agrônoma e produtora rural Luciane Rheinheimer, moderadora do painel.

Reconhecidos por práticas que protegem o solo, participam do painel: Ulfried Arns, engenheiro agrônomo - Arns Pesquisa e Consultoria; Murilo Teixeira Gonçalves, diretor técnico e comercial da Estância Cerro do Ouro/Sologen; Rodrigo Aléssio, engenheiro agrônomo e produtor rural; Elton Zanella, produtor rural e sócio-proprietário da Agrícola Zanella (MT); e ​Laércio Dalla Vecchia, Laércio "O agricultor" – AgroVecchia (PR).


Culturas de cobertura

Uma das maneiras de proteger e enriquecer o solo é a adoção de culturas de cobertura após a colheita da safra de verão. “O produtor sabe a importância dessa prática, porém é um investimento alto e cada cultura de cobertura tem um manejo diferente. Na prática não é algo tão simples. De todo modo, é algo de extrema importância, é indispensável. É o futuro da atividade”, resume Luciane.

Ela acrescenta: “Para reduzir erosão o produtor deve manter o solo sempre com cobertura. O vazio outonal é o momento de adaptar um manejo de cobertura. Proteger o solo e fazer palha. O velho e novo plantio direto bem feito”, destaca a produtora rural e engenheira agrônoma.


Acompanhe o 7° APSUL América!

O APSUL América é uma realização conjunta do Sindicato Rural de Não-Me-Toque, Sistema Farsul, Cotrijal, Prefeitura de Não-Me-Toque e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O evento é bianual e em 2025, em sua sétima edição, registra 850 participantes. Neste ano são mais de 60 palestrantes do Brasil, Argentina, Holanda e Estados Unidos proporcionando muito conhecimento e inovação sobre o agronegócio.

O evento também tem transmissão ao vivo, online e gratuita dos painéis que acontecem no palco principal. Para assistir, basta acessar o site www.apsulamerica.com.br. No site também é possível conferir a programação completa do 7° APSUL América.

 
 
 

Comentários


whatsapp-logo-whatsapp-icon-whatsapp-transparent-free-png_edited.png
APSUL-AMÉRICA-PARA-CADEIRAS-SEM-FUNDO_edited.png

Que tal receber conteúdo grátis no seu e-mail?

É só preencher seus dados aqui!

Muito bem, agora você faz parte do time que quer evoluir através de conhecimento!

© 2025 por APSUL via Stefano Santos | Brabo.  Todos os direitos reservados

bottom of page