Blog do Apsul
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
Buscar
  • @apsulamerica | NOS SIGA

Robótica chega para se aliar à agricultura de precisão


As tecnologias digitais no campo também foram pauta do segundo painel na 5ª ApSul, na manhã da abertura do Congresso. Nas palestras foi debatido a utilização das plataformas digitais e big data, bem como o armazenamento de informações da lavoura na nuvem e os principais desafios para os agricultores, técnicos e cooperativas em meio a todo esse processo.


Durante o painel, o pesquisador em agrometeorologia na Fundação ABC- Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário-, Rodrigo Yoiti Tsukahara, apresentou a plataforma sigmaABC (Sistema Integrado de Gestão e Monitoramento Agropecuário das Cooperativas ABC), que integra e sincroniza soluções para o campo. Entre os ganhos com o sistema implantado, segundo o pesquisador, estão a lucratividade, empoderamento e a colaboração.


Além da tecnologia implantada nas lavouras, foram debatidos sistemas da robótica que visam desenvolver e aplicar a agricultura de precisão em campos abertos. “Quando se monitora o solo, é possível receber as informações necessárias- a variabilidade e o potencial de rendimento-, e isso está relacionado às propriedades do solo. Com estas informações você poderá ajustar seu gerenciamento da safra”, destaca o expert em agricultura de precisão e agricultura inteligente, Corné Kempenaar, também convidado do Painel.


De acordo com Kempenaar, que é cientista da Universidade de Wageningen, quando se tem agricultura de precisão, as decisões são baseadas em dados precisos. “Uma plantadeira poderá semear a 30 metros de largura em semeadeiras individuais, mas isso poderá realmente ajudar quando cada elemento da plantação puder ser aplicado. Se considerarmos os pulverizadores, eles podem pulverizar onde realmente há a necessidade, e isso tudo está em desenvolvimento na robótica”, acrescenta.


O painel contou com a mediação do professor Alexandre Gazolla, que também citou a importância da rastreabilidade de processos e produtos na agricultura do Rio Grande do Sul.


O APSUL é organizado pela Prefeitura de Não-Me-Toque, Sindicato Rural, Sistema Farsul, Universidade Federal de Santa Maria e Cotrijal. O Congresso acontece a cada dois anos e se estende até amanhã.

0 visualização
Preparamos este post com muito carinho para você, boa leitura!

Que tal receber conteúdo grátis no seu e-mail e WhatsApp?

É só preencher seus dados aqui!

© 2020 por iCON.  Todos os direitos reservados

apsul-logo-apsul.png